Alô Empreendedor: Fique por dentro Banco Central eleva a taxa SELIC a 2,75%

Vamos lá na nossa avaliação imparcial e o que isto representa no teu negócio de vida de empreendedor.

Você já vem acompanhando a queda do PIB (produção interno bruto) que aconteceu em 2019 mesmo assim o Banco Central estava operando com a taxa SELIC na baixa, visando incentivar a retomada da economia, eu sempre dizia nos meus posts ou entrevista que na queda do PIB e elevação taxa do dólar o que se esperava era um aumento da SELIC, mas como a inflação estava na baixa devido a retração do consumo o Banco Central atuou na paridade SELIC versus IPCA, mesmo com o PIB caindo e o dólar subindo.

Mas como único apoio da SELIC começou a crescer o IPCA (indicador da inflação), devido os reajustes dos combustíveis e por este motivo o ministro alertou o reflexo que teria na inflação, pois o reajuste do combustível da PETROBRAS é regido internamente no Brasil pela variação do preço do barril a nível internacional e indexado do dólar de um PRODUTO que é extraído do solo brasileiro.

E eu te pergunto: Mas o que tem haver o feirante que vende produtos da cesta básica com este reajuste do petróleo a nível Internacional em dólar num momento critico da PANDEMIA?

Dai o governo que já havia sinalizado o risco da elevação do combustível na inflação e na SELIC efetua a troca o presidente da Petrobrás.

Agora com a inflação em alta o Bacen eleva a SELIC para tentar conter ainda mais o disparo da inflação e o custo do financiamento vai custar um pouco mais caro, para o empreendedor que tem dívidas com os bancos.

Dica: Reajuste os teus preços ao nível da inflação, senão você vai pagar a conta.

E vem a mídia propagando que é o maior aumento desde o governo Dilma há 06 anos, mas não diz nada que naquela época a taxa SELIC era de 13,65% e hoje está a 2,75%.

Fácil de entender, mas complicado de aceitar que o grande mal que aflige a sociedade não é apenas o fique em casa da COVID-19.

Prof. Alexandre Wander.

Gecompany o canal amigo do EMPRESÁRIO e do JOVEM EXECUTIVO.

Inscreva-se e compartilhe.
https://www.instagram.com/p/CMivMEPhdCq/?igshid=19hvr4xwqxbs9

Leia mais

Mais lidas

Últimos conteúdos