A CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A., a maior operadora de turismo da América Latina em conjunto com suas subsidiárias, presta serviços de turismo no Brasil e internacionalmente. A empresa fornece intermediação, passagens aéreas, transporte terrestre, reservas de hotéis, cruzeiros, cultura e intercâmbio profissional e outros serviços turísticos. Também oferece viagens corporativas e de lazer e serviços de intercâmbio cultural e profissional. A empresa oferece seus serviços de turismo diretamente aos clientes através de provedores de serviços independentes. Em 30 de junho de 2018, operava 1.216 agências de viagens exclusivas da CVC e aproximadamente 53 lojas franqueadas da CVC.
Mensagem da administração da Empresa:
Ao longo de 2021, a pandemia seguiu produzindo impactos negativos nas atividades da Companhia.
No início do ano, o surgimento da segunda onda afetou novas reservas e elevou pedidos de cancelamentos e reembolsos. Com o início da vacinação, em meados do ano, houve retomada gradual dos planos de viagens, em especial para destinos domésticos. Posteriormente, anúncios de menores restrições à entrada de viajantes, por países de grande potencial turístico, fomentaram aumento de interesse por viagens internacionais. No início de dezembro, a chegada da nova variante (Ômicron), de maior taxa de transmissibilidade produziu nova desaceleração de vendas, em especial para destinos internacionais. No momento da divulgação desse relatório, a maior parte dos seus efeitos no mundo parece ter já se dissipado, e novamente registramos aumento de interesse de consumidores por viagens domésticas e internacionais.
A Companhia permanece atenta aos desdobramentos da variante e acredita que os efeitos produzidos por ela sejam transitórios pois, a despeito da rápida disseminação, há sinais de estabilização ou declínio dos casos em alguns dos primeiros países acometidos por ela e também naqueles onde operamos.
A retomada do setor deverá seguir impulsionada pela grande demanda reprimida. O índice de atividades turísticas, divulgado na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, mostrou em dezembro crescimento pelo 8º mês consecutivo, acumulando 21,1% no ano de 2021, o que é refletido na operação da CVC Corp no Brasil, que em 2021 embarcou 7,7 milhões de passageiros, 30% a mais que em 2020.
O fortalecimento da CVC Corp, tantos em aspectos financeiros como operacionais, aliado ao
ambiente mais benigno criam condições para assumirmos nosso papel de liderança no setor de turismo latino-americano. Estamos ingressando em um novo ciclo de crescimento, com importantes entregas de projetos em 2022 que visam melhorar o atendimento ao cliente e também a eficiência operacional , de forma a participar ainda mais de sua jornada de compras e da sua experiência com viagens.
Em agosto concluímos novo processo de capitalização da companhia, totalizando ingresso líquido de R$ 806,6 milhões de capital próprio em 2021, os quais foram destinados à amortização de debêntures e reforço do capital de giro. A companhia encerrou o ano com dívida líquida de R$ 322,9 milhões, menor patamar dos últimos 2 anos.
Permanecemos otimistas com os prognósticos de 2022, entretanto atentos aos principais eventos macroeconômicos e políticos, que incluem a recém iniciada guerra na Ucrânia. Impactos mais limitados da pandemia e a demanda reprimida terão papel central na recomposição gradativa da malha aérea e no aumento de passageiros embarcados em 2022. O turismo doméstico de Brasil e Argentina devem permanecer aquecidos, ao passo que viagens internacionais devem apresentar crescimento no transcurso do ano, sendo que ainda é prematuro tentar inferir se teremos impactos relevantes da guerra na Ucrânia no
nosso ambiente de negócios.
site RI da Empresa
https://ri.cvc.com.br/show.aspx?idCanal=jfNhLAIWo/bcMv2ujuI/2Q==
Abaixo relatórios da empresa:
Um bom estudo
Divulgue nosso site aos teus amigos universitários e empresários: tem conteúdo é gratuito.
Prof. Alexandre Wander