A Fibria é uma empresa brasileira com forte presença no mercado global de produtos florestais. A companhia investe no cultivo de florestas como fonte renovável e sustentável de insumos. As atividades da empresa têm por base uma área florestal de 970 mil hectares sendo que 343 mil desses hectares são dedicados à conservação de ecossistemas nativos. A capacidade das 4 fábricas da companhia é de 5,3 milhões de toneladas de celulose por ano e conta com cerca de 17 mil profissionais, entre funcionários da empresa e terceiros.
Nota: Neste trabalho estritamente acadêmico, procuramos a partir dos demonstrativos financeiros publicados pela empresa aos órgãos regulamentadores do mercado de capitais (CVM) em efetuar uma análise fundamentalista utilizando indicadores da gestão financeira e econômica; no sentido de testar a aplicabilidade dos indicadores de finanças amplamente difundidos por autores de renomes nacionais e mundiais na análise do desempenho empresarial; permitindo assim, julgamentos sobre o aspecto estritamente financeira e que agregado ao planejamento estratégico poderá contribuir para análise em diversos sentidos.
Também reconhecemos que o desempenho futuro é reflexo de uma sólida construção apresentada no desempenho histórico.
Estudo em elaboração.
Prof. Alexandre Wander