Pesquisar

Controladoria Estratégia e Operacional

O objetivo do curso é apresentar uma visão completa da controladoria, como um órgão administrativo da gestão econômica; propiciar aos alunos oportunidades de analisar e refletir sobre os aspectos do desempenho empresarial, procurando identificar os aspectos positivos da gestão empresarial e as atribuições do Controller na empresa.

O curso será desenvolvido com a efetiva participação dos alunos. Para tanto, as aulas serão mistas. A primeira parte da aula será desenvolvida pelo professor que introduzirá os aspectos gerais sobre o assunto. A segunda parte da aula será destinada a estudo de casos, e reflexão dos modelos acadêmicos, com debates a serem desenvolvidos em sala de aula.

O curso se desenvolverá com base em três livros fundamentais, contidos na bibliográfica básica e com complementos bibliográficos selecionados pelos grupos apresentadores ou pelo professor. No cronograma de aulas estão identificados os tópicos que deverão ser apresentados em cada aula, recomendamos que a leitura prévia do assunto contribuirá no desenvolvimento do aprendizado.

Conteúdo Programático:

Matemática Financeira: Conceitos do valor do dinheiro no tempo, taxas de juros e sistema de capitalização com avaliação das taxas de juros (24 horas)

Análise das demonstrações financeiras: Avaliação do desempenho empresarial com aplicabilidade dos principais indicadores financeiros de lucratividade e de rentabilidade (24 horas).

Gestão estratégica de custos: Avaliação do custo fabril e técnicas de de formação de preço de vendas com direcionamento a rentabilidade (24 horas)

Orçamento empresarial: Métricas de elaboração do orçamento empresarial departamental, definindo metas departamentais na utilização dos recursos empresariais na projeção do desempenho futuro da empresa. (24 horas)

Viabilidade econômica e financeira de investimentos em projetos: Avaliação financeira dos projetos empresariais com aplicabilidade de metodologias financeira de taxa interna de retorno dos projetos, valor presente liquido e metodologias da gestão empresarial dos projetos. (24 horas)

Avaliação de empresas: Aplicabilidade de indicadores da gestão empresarial com direcionamento a perpetuidade da empresa com indicadores voltados ao acionista, conceitos de EVA (economic value added) e definição do valor de mercado da empresa e de construção de valor ao acionista (24 horas)

Docente: Alexandre Wander

Mestre em Controladoria pela PUC-SP, participou do Programa de Doutorado na USP-SP na disciplina de Avaliação de Empresas; pós-graduado em Análise Avançada das Demonstrações Financeiras pela FGV-SP.

 

BIBLIOGRAFICA BÁSICA

Padovese, Clóvis Luis – Controladoria Estratégica e Operacional, Thomsom, 2013.

Assaf, Neto Alexandre – Finanças Corporativas e Valor, Terceira Edição 2014.

Martins Elizeu – Avaliação de Empresas: Da mensuração Contábil à Econômica, Atlas, 2001.

 

BIBLIOGRAFICA COMPLEMENTAR

Peres, José Hernandes Jr – Controladoria Estratégica – Atlas, 2004.

Martins Elizeu, Contabilidade de Custos – Atlas, 2003

Steawt, Stern – Valor Econômico Agregado, EVA – Qualitymark, 2001

Damondaran, A – Avaliação de Investimentos – Qualitymark, 2004

Welsch, Glenn Albert –Orçamento Empresarial – Atlas.

Leia mais

Mais lidas

Últimos conteúdos