Se você investe em ações, provavelmente já ouviu falar do EBITDA e se investe ou administra uma empresa é importante conhecer o que representa os principais indicadores da gestão econômica e financeira de uma empresa.
A sigla vem do inglês: earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Em português, também é conhecido como LAJIDA, ou lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização. EBITDA e LAJIDA são o mesmo indicador.
O EBITDA é um indicador que demonstra o resultado operacional de uma empresa, desde a sua venda e as deduções dos custos de despesas que tiverem ligação com a receita operacional; não considerando as despesas “não caixa” como a depreciação e amortização e também não considera os juros provenientes dos empréstimos e financiamentos e complementa suas não deduções em não considerar os impostos diretos tais como a contribuição social e o imposto de renda.
Resumindo na seguinte equação matemática: EBITDA = Lucro operacional líquido + Depreciações + Amortizações.
Você que entende do assunto e investe ou analisa empresas, quais são os fatores positivos e negativos da utilização do EBITDA, somo um indicador da GESTÃO EMPRESARIAL?
Deixe nos comentários a resposta deste post…..
e você que gostaria de participar de um debate sobre o tema, deixe teu like com o seguinte comentários: Eu gostaria de participar de uma LIVE SOBRE O EBTIDA e vamos juntos avaliar a utilização do EBITDA como um indicador da gestão empresarial.
Abraços e tudo de bom…..
Prof. Alexandre Wander
Especialista em Reestruturação e Avaliação de Empresas
#empresas #empreendedorismo #gestor #gestaodepessoas,#empresario #empresas #empresaria #business #empreendedorismo #empreendedorismofeminino #gestaoempresarial