Dentre os indicadores de Rentabilidade do Acionista, o ROE (embora a luz dos críticos), se destaca como um dos mais “preferidos” do acionistas; pois mede o RETORNO auferido em relação ao volume do CAPITAL por eles investido, representado no PATRIMÔNIO LÍQUIDO.
Ao avaliarmos uma EMPRESA pelo conceito da RENTABILIDADE e não pela LUCRATIVIDADE eliminamos o conceito dos seguimentos obtidos pelas margens.
Os Indicadores de Rentabilidade visam avaliar os resultados auferidos em relação a determinados parâmetros que melhor revelam suas dimensões.
A princípio ao dividirmos o lucro líquido pelo Patrimônio líquido, temos a rentabilidade do acionista que pode ser comparada com qualquer tipo de investimento de quaisquer segmentos.
Ao decompormos o ROE em 3 dimensões de : GIRO, MARGEM e ALAVANCAGEM a amplitude fica ainda maior.
GIRO: Representa a potencialidade dos ATIVOS em gerar RECEITAS.
A MARGEM: A estratégia da EMPRESA em definir seus preços de vendas e controlar seus custos e despesas .
ALAVANCAGEM: O quão bem a Empresa utiliza as fontes de terceiros para incrementar sua RENTABILIDADE.
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Prof. Alexandre Wander.
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