A Lojas Americanas é uma das mais tradicionais redes de varejo do país. Com 87 anos de história, a empresa opera mais de 1.060 lojas e tem presença em todo o território nacional. Além disso, conta com quatro centros de distribuição em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Uberlândia e com uma forte presença no comércio eletrônico, representado pela B2W. A rede comercializa mais de 60.000 objetos de 4.000 diferentes fornecedores, o que faz com que a empresa tenha grande participação no comércio brasileiro em importantes segmentos de consumo no Brasil.
Nota: Neste trabalho estritamente acadêmico, procuramos a partir dos demonstrativos financeiros publicados pela empresa aos órgãos regulamentadores do mercado de capitais (CVM) em efetuar uma análise fundamentalista utilizando indicadores da gestão financeira e econômica; no sentido de testar a aplicabilidade dos indicadores de finanças amplamente difundidos por autores de renomes nacionais e mundiais na análise do desempenho empresarial; permitindo assim, julgamentos sobre o aspecto estritamente financeira e que agregado ao planejamento estratégico poderá contribuir para análise em diversos sentidos.
Também reconhecemos que o desempenho futuro é reflexo de uma sólida construção apresentada no desempenho histórico.
Estudo em elaboração.