Pare por alguns minutos e reflita sobre aspectos importantes de sua relação com seus representantes comerciais.
- Os representantes são uma engrenagem fundamental das suas vendas?
- Você tem dificuldade para liderá-los a distância?
- Sofre para encontrar os melhores profissionais para representar sua empresa?
- Tem outros desafios ligados aos profissionais responsáveis por fazer seu produto/serviço chegar nas mãos dos clientes?
- Tem dúvida se sua equipe verdadeiramente representa seus produtos ou serviços?
Se você respondeu “SIM” a pelo menos uma dessas questões, veja a proposta que temos para você mudar esse cenário.
Para ajudar nessas e em outras questões fundamentais ligadas à rotina de um gestor comercial que está à frente de representantes, seja com uma grande equipe ou iniciando a formação de sua força de vendas, Marcelo Caetano, Diretor-Sócio da VendaMais, com mais de 20 anos de experiência treinando gestores comerciais, criou o curso online Como formar e gerir uma equipe de representantes comerciais.
QUEM DEVE FAZER ESSE CURSO?
O curso é relevante para todos os gestores de representantes comerciais.
- Para quem lidera grandes equipes: serão repassadas todas as etapas – desde a contratação até o modelo de gestão. É uma ótima oportunidade para conhecer novas realidades e ouvir outros grandes líderes de representantes, já que o curso trará entrevistas exclusivas com grandes profissionais.
- Para quem está começando ou lidera um pequeno time: vai aprender a seguir todas as etapas fundamentais para uma gestão exemplar, saberá como evitar os erros mais comuns e, ainda, acelerará o processo de desenvolvimento de sua equipe.
A SOLUÇÃO PARA ESSES E OUTROS DESAFIOS
Em mais de 20 anos de experiência treinando milhares de representantes, trabalhando junto a gestores de vendas que lideram representantes e prestando consultoria para dezenas de empresas que baseiam seu modelo de vendas em representantes comerciais, absorvi um profundo conhecimento a respeito das melhores práticas para formar e gerir uma equipe de representantes.
A partir disso, Marcelo Caetano desenvolveu um curso on-line para você, gestor comercial, que está à frente de representantes, seja com uma grande equipe ou iniciando a formação de sua força de vendas.
Faça agora sua inscrição para o curso online Como formar e gerir uma equipe de representantes comerciais.
O QUE VOCÊ PODE ESPERAR DO CURSO
- Um momento para você ajustar suas práticas. Não acredito em fórmulas prontas, mas no aprimoramento contínuo e no conhecimento das melhores estratégias e modelos.
- Métodos práticos para definir o perfil ideal de representante e contratar os melhores profissionais para a sua empresa.
- Histórias de empresas e gestores que fazem a gestão de seus representantes de maneira exemplar..
- Aprender como treinar e desenvolver sua força de vendas, mesmo à distância.
- Modelos de suporte para representantes que geram os melhores resultados.
- Modelos híbridos de vendas: representantes, televendas, equipes próprias.
- Como evitar armadilhas jurídicas.
- Técnicas e ferramentas para dar feedbacks que geram resultado.
- Ideias, conceitos e práticas para reduzir o turn over.
- Maneiras de manter o representante envolvido com a sua marca. Técnicas para fazer seu representante virar fã de sua empresa.
- Aprender a desenvolver um canal de comunicação efetivo com os representantes.
- Construiremos juntos uma ferramenta exclusiva para você promover o alinhamento com seus representantes.
- Elevar a gestão de sua equipe de representantes a um patamar jamais imaginado.
GESTORES COMERCIAIS: Em entrevistas exclusivas que fiz em pessoalmente (em vídeo) com gestores de representantes comerciais excepcionais, eles revelam suas estratégias, desafios e métodos para uma gestão exemplar. É a vida do gestor de representantes na prática.
REPRESENTANTES: Entrevistei pessoalmente representantes que chegam a faturar até 100 milhões de reais por ano. Eles revelam seus segredos e processos para vender como poucos, construir relações duradouras com empresas extraordinárias e abrem o jogo sobre a diferença que os líderes fizeram em sua carreira.
COMPRADORES: Fiz questão de trazer a visão de quem está do lado de lá. Compradores responsáveis por cifras milionárias revelam o que buscam em um representante e por que alguns vendem mais que outros.
JURISTA: Trago, também, uma entrevista com um advogado especializado em representação comercial para falar sobre os melhores modelos de contrato e como você pode evitar armadilhas que podem custar muito caro no futuro.
São nove módulos (um a cada 15 dias) que vão cobrir absolutamente tudo que você, gestor comercial, precisa saber e colocar em prática para criar um time imbatível de representantes de vendas.
CONFIRA OS 9 MÓDULOS DO CURSO:
Módulo 1 – Eu gestor, como invisto meu tempo
- Vamos comparar qual maneira mais eficiente de investir seu tempo em gestão e qual é sua realidade atual. Prepare-se para mudar
- Os verdadeiros motivos para formar uma equipe de representantes comerciais e porque não formar
- As grandes áreas da gestão de representantes: Estratégia / Contratação / Treinamento / Controle / Cobrança / Motivação / Clientes
- Gestão ativa de vendas: O modelo antigo de gestão está perdendo eficiência
- Sua equipe precisa gerar demanda e não apenas gerir demanda. Você estimula sua equipe para isso?
Módulo 2 – Estratégia para gerar mais resultados
- Os maiores mitos da gestão de representantes comerciais
- Por que as empresas estão perdendo rentabilidade e como reverter esse quadro
- Como trabalhar estratégia em um mundo em transformação profunda
- Os impactos da tecnologia
- Posicionamento. Ter um posicionamento claro e compartilhar com sua equipe é fundamental para balizar ações e conseguir melhores resultados
Módulo 3 – Recrutamento
- Qual o perfil ideal de representantes para sua empresa. Definir isso claramente é fundamental para o sucesso da contratação
- Quem é o representante que você procura? Qual estrutura? Qual perfil de clientes atende? Quais canais? Quais e quantos fornecedores você trabalha?
- Ferramenta poderosa para você analisar o perfil de sua equipe. Quais são seus clientes alvo. Você já pensou seriamente nisso?
- A curva de evolução do representante comercial. Como entender e obter os melhores resultados com isso
Módulo 4 – Treinamento
- Treinamento não pode ser evento, treinamento é cultura
- Sua equipe tem perfil de vendas? Você recontrataria sua equipe?
- Seu processo de treinamento está estruturado?
- O tripé de sustentação do treinamento. A maioria das empresas treina em apenas uma área
- Funil de pessoas e capacitação. Vamos repensar toda lógica da capacitação de equipe
Módulo 5 – Modelo Comercial
- Inovação no modelo comercial é tão importante quanto inovação em produtos
- Seu modelo comercial ainda é eficiente? Veremos como várias empresas estruturaram um modelo comercial altamente diferenciado e replicável
- Sua empresa cria conexão com seu cliente?
- Seu modelo comercial gera vendas de maior valor agregado?
Módulo 6 – Controle
- Controle é cobrança pura e simplesmente não funcionam mais. As pessoas querem uma causa, um motivo, uma visão, uma missão, uma razão
- Indicadores de performance divididos em grandes áreas:Carteira de cliente, Financeiro, Canais, Mix, Tíquete médio e Satisfação de clientes. Gestão 360 graus
- Conheça o placar de sucesso, uma ferramenta desenvolvida em mais de 100 projetos de consultoria
- Venda MIX. Tudo o que você precisa saber para sua equipe vender mais mix
Módulo 7- Gestão de Clientes
- Centralize a inteligência e descentralize a operação
- Gestão de carteira de clientes de A a Z
- Funil de clientes. Como e por que deve ser controlado de perto
- Segmentação de clientes. As vantagens e desvantagens da segmentação geográfica e por perfil
Módulo 8 – Contratos
- Como ter segurança jurídica redigindo um bom contrato comercial. Ela pode salvar sua empresa no futuro ou custar muito caro
- Quais indicadores de performance podem ser colocados no contrato
- Como evitar armadilhas jurídicas importantes
- Como reverter problemas em contratos antigos
- Treinamento não gera subordinação
Módulo 9 – Reflexões para uma nova gestão
- De suporte para seus representantes. Eles se tornarão mais produtivos e você terá maior controle da sua operação
- Seja transparente com seu cliente. Poupe seu representante
- Compartilhe boas práticas com sua equipe
- Estimule a prospecção
- A equipe é o reflexo da sua gestão. Você gosta do que vê?
- Os livros que todo gestor deve ler. Os melhores livros de venda da minha biblioteca pessoal