CUIDADO!!!!!Tua empresa cresceu e você ainda cuida dela como se fosse um bebê

Não são raros os casos que segundo pesquisas a maioria das EMPRESAS não sobrevivem ao quinto ano de vida, e nos percursos dos trabalhos em consultoria e atuando diretamente no MUNDO CORPORATIVO, alguma coisa deu para perceber.

Assim com nós temos as fases da VIDA, desde o nascimento, adolescência, maturidade e velhice.

Alguns Pais “perdem” os filhos pois trataram eles grande parte da adolescência como crianças, e estes por sua vez encontram na SOCIEDADE uma nova razão de ser e quando os “velhos ” acordam já é tarde demais.

Assim também ocorre com as EMPRESAS quando empresários insistem a tratar suas EMPRESAS como uma “criança” em controle na gaveta fechada numa PLANILHA EM EXCEL que somente o EMPRESÁRIO sabe o que tem lá dentro.

No entanto, a EMPRESA cresceu e passou a se relacionar com a SOCIEDADE que em ADMINISTRAÇÃO temos um lindo nome em inglês (os STAKHOLDERS) ou as partes relacionadas.

Os estoques dos produtos e matéria prima crescem, os impostos evoluem, os clientes pedem prazo e desconto, os funcionários salários, os prestadores de serviços contratos, a sociedade uma gestão sustentável, os acionistas dividendos, os bancos juros, a produção máquinas e equipamentos, a marca investimento do intangível.

E lá fica o proprietário da EMPRESA cuidando dela segurando no colo e com a fralda na mão; pois acha muito custoso INVESTIR na GESTÃO EMPRESARIAL e profissionais competentes para ADMINISTRAR A EMPRESA e quando contrata surge aquela famosa definição de: CONFLITO DE AGÊNCIA.

A EMPRESA machucada por tantos desgastes das partes interessadas os STAKHOLDERS, busca um auxílio para continuar VIVA; nos empréstimos bancários e passa a pagar JUROS decorrente da falta da GESTÃO EMPRESARIAL de um PROPRIETÁRIO “mesquinho” que tratou a galinha dos ovos de ouro como se fosse uma criança.

Quando acorda a adolescente EMPRESA já está viciada e consumindo tudo o que encontra na frente para “pagar” juros aos BANCOS.

E por fim, ao encerrar as operações o BANCO que leva a culpa.

Dicas ao empresário: Invista em VOCÊ e na tua equipe, GESTÃO é TUDO.

Prof. Alexandre Wander

Gecompany o canal amigo do EMPRESÁRIO e do JOVEM EXECUTIVO.

Inscreva-se e compartilhe.
https://www.instagram.com/p/CMCnVRTB4-t/?igshid=122t7pyrb4no4

Leia mais

Mais lidas

Últimos conteúdos