Oportunidades de Carreira em Finanças

Finanças tem três áreas inter-relacionadas. (1) mercado monetário e de capitais, que trabalham com mercado de títulos e instituições financeiras; (2) investimentos, que focalizam  as decisões tanto de investidores individuais quanto pelos institucionais e também (3) administração financeira ou “finanças corporativas, que se envolve com as decisões da gestão empresarial.

As oportunidades dentro de cada uma dessas áreas são variadas, porém o administrador financeiro precisa ter conhecimento de cada uma delas; caso queira ser bem sucedido em sua carreira profissional.

1) Mercado de Capital e Instituições financeiras, incluem bancos, companhias de seguro, fundos mútuos e bancos de investimentos. Para ter sucesso neste segmento é fundamental ter conhecimento das técnicas de avaliação dos fatores que provocam os oscilações nas taxa de juros e como funcionam os órgãos regulamentadores do mercado de capitais (hipotecas, créditos, direito dos investidores, certificados bancários), além da noção de avaliar a saúde financeira do tomador de recursos para definir com propriedade a quem  será emprestado o dinheiro e também qual será o custo do dinheiro no decorrer do tempo; além de medir o risco do tomador do recurso.

2) Os profissionais que migram para a área de investimentos, geralmente trabalham em corretoras ou bancos de fundos mútuos que administram carteiras de investimentos, aconselhando investidores individuais ou fundo de pensão sobre como investir o capital em atendimento ao “perfil” de risco do investidor que variam entre o mais arrojado e o conservador. Os que atuam em banco de investimentos tem como função principal em ajudar a levantar capital para as empresas.

3) Administração Financeira ou finanças corporativas é a mais ampla das três áreas e a que contém o maior número de oportunidade de trabalho. Essa área é importante para todos os tipos de negócio, inclusive para os bancos e as instituições financeiras, pois é onde ocorre as oportunidades para os bancos financiar os projetos de crescimentos das empresas e dos profissionais que atuam na área de investimentos em direcionar suas carteiras de investimentos.

Independente da área que você irá atuar, é fundamental o conhecimento das três áreas. Por exemplo, um gerente de banco não consegue desempenhar bem o seu papel se não tiver conhecimento de como avaliar a atual situação da empresa tomadora de recursos; e o mesmo vale para os analistas e profissionais que administram fundos de investimentos que precisam de conhecimento para aconselhamento inteligentes aos seus clientes e da mesma forma os administradores financeiros ou de finanças corporativas precisam entender o comportamento do mercado de capitais e como pensam os investidores institucionais e de mercados para atendê-los de modo seguro na valorização do capital investido nas compras das ações no mercado de capitais em seus anseios na valorização das ações ou crescimento dos dividendos.

Assim finanças é fundamental ao curriculum do profissional, pois mesmo nas decisões pessoais, desde investir para a construção da aposentadoria ou compra de um imóvel em suas decisões importante de um negócio têm implicações financeiras.

Portanto, se você quiser ter sucesso na área de negócios, deve ser altamente competente em sua área, digamos em marketing, mas deve ter também familiaridade com outras disciplinas de Administração, incluindo Finanças.

Prof. Alexandre Wander

Gecompany o canal amigo do Jovem Universitário.

Material indicado para consultas complementares: Eugene F. Brigham, Administração Financeira – Teoria e Prática – Editora Atlas

Inscreva-se e compartilhe.
https://www.instagram.com/p/COYxohNhz1B/?igshid=1cbifxm7ez5o6

Leia mais

Mais lidas

Últimos conteúdos