Rentabilidade sobre o patrimônio dos quatro maiores bancos brasileiros tem queda pelo sétimo trimestre consecutivo.

Economatica calcula a mediana da rentabilidade sobre o patrimônio (ROE) dos quatro maiores bancos de capital aberto brasileiros (Banco do Brasil, Bradesco, ItauUnibanco e Santander) desde o quarto trimestre de 2006. Esta data foi escolhida porque é a data em que o Santander tem os primeiros dados disponíveis nos demonstrativos financeiros entregues à CVM, usados para o cálculo do indicador.

A mediana do ROE dos quatro bancos no primeiro trimestre de 2017 é de 13,25%, menor valor atingido pela amostra no período analisado.

A mediana do ROE dos bancos no quarto trimestre de 2015 é de 20,62% e após esta data o indicador vem caindo por sete trimestres consecutivos.

O lucro consolidado dos quatro bancos no primeiro trimestre de 2017 é de R$ 14,39 bilhões, que é o quarto melhor resultado trimestral do período do levantamento. Porém, o lucro consolidado no primeiro trimestre não minimiza o impacto da queda do ROE, já que para o cálculo é utilizado o lucro anualizado, isto é, é feita a soma do lucro dos quatro últimos trimestres.

Veja abaixo a formula  do ROE, que é calculado com base nos valores apresentados nos demonstrativos financeiros disponibilizados pelos bancos na CVM.

ROE = (Lucro acumulado 12 meses no trimestre n) / (((Patrimônio trimestre n) + (Patrimônio trimestre n-4))/2)
Grandes bancos

Capturar

 

Grandes bancos Vs Todos os bancos

O gráfico abaixo mostra o comportamento do ROE dos quatro maiores bancos comparado com a mediana de todos os bancos de capital aberto brasileiros. A mediana do ROE dos quatro maiores bancos brasileiros é sempre superior à mediana da amostra completa.

A mediana do ROE no primeiro trimestre de 2017 de todos os bancos de capital aberto é de 9,85% contra 13,25% dos maioresbancos.

O melhor resultado dos quatro maiores bancos é registrado no primeiro trimestre de 2008 com 26,98% e a amostra completa tem seu melhor registro no segundo trimestre de 2008, com 21,03%.

Capturar

Maiores ROE´s no primeiro trimestre de 2017

A tabela abaixo apresenta os bancos com melhor ROE no primeiro trimestre de 2017 e a evolução dos últimos trimestres.

Capturar

acesse o site da Economatica

www.economatica.com

zero170516 Rentabilidade sobre o patrimônio dos quatro maiores bancos brasileiros tem queda pelo sétimo trimestre consecutivo

Leia mais

Mais lidas

Últimos conteúdos