Na foto acima: O professor Alexandre Wander (coordenador nos cursos de Pós Graduação da FAAP), o professor Clóvis Luiz Padoveze (professor doutor da USP-SP) e convidado especial Vicente Barros de Oliveira.
A controladoria no processo de Gestão Empresarial
A controladoria é a unidade administrativa dentro da empresa, que, por meio da ciência contábil e do sistema de informações da controladoria, é responsável pela coordenação da gestão econômica do sistema empresa.
Conforme Catelli, um dos maiores pesquisadores em Controladoria da USP-SP, a missão da controladoria é assegurar a eficácia da empresa por meio da otimização de resultados.
A visão da controladoria, segundo Heckert & Willson, é que não compete a controladoria o comando do navio, pois está é função do primeiro executivo, representa, entretanto, o navegador que cuida dos mapas de navegação. É sua finalidade manter informado o comandante quanto a distância percorrida, ao local em que se encontra e aos desvios da rota, aos recifes perigosos e aos caminhos traçados no mapa, para que o navio chegue ao destino.
Assim podemos entender que a melhor ferramenta em gestão financeira que desempenha este papel e deve ser utilizada pelo Controller é o Planejamento Operacional (Budget) de suma importância para acompanhar todos os enunciados descritos no parágrafo anterior sobre a empresa. Então podemos concluir que para ser controller tem que entender de PLANEJAMENTO OPERACIONAL.
Dessa forma, podemos explicitar a missão da controladoria: dar suporte à gestão de negócios da empresa, de modo que assegure que esta atinja seus objetivos, cumprindo assim a sua missão. (Peleias, pg 65)
Ao mesmo tempo, é a visão do controle e do alerta permanente. Controlar, informar, influenciar, para assegurar a eficácia empresarial, nunca é uma posição passiva, mas ativa, sabendo da responsabilidade que tem a controladoria de fazer acontecer o planejado.
Honrgren e outros entendem que as funções do controller incluem:
- planejamento e controle;
- relatórios internos;
- avaliação e consultoria;
- relatórios externos;
- proteção dos ativos;
- avaliação econômica.
Assim podemos entender que a Controladoria é a responsável pela coordenação de esforços com vista à otimização a gestão de negócio das empresas e pela criação, implantação, operação e manutenção do sistema de informação que deem suporte ao processo de planejamento e controle.
Consiste em corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica das empresas, com o fim orientá-las para a eficácia. Na utilização plena da ciência contábil e outras disciplinas que tem como objetivo o controle do patrimônio empresarial através da otimização dos resultados planejados.
Palestra ministrada pelo professor Clóvis Luis Padoveze na FAAP-SJC a convite do professor Alexandre Wander.
Anexo material utilizado pelo professor Clóvis
Uma boa leitura
Prof. Alexandre Wander
Indicamos o livro publicado pelo professor Clóvis Luis Padoveze com o título de CONTROLADORIA ESTRATÉGIA E OPERACIONAL da editora Cengage Learning.