Pesquisar

Gestão estratégica de custos: Conceitos de Margem de contribuição

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

Depois que os custos forem classificados como fixos e variáveis, seus efeitos sobre a receita, volume e lucro, podem ser estudados por meio de análise de custo-volume-lucro.

A análise é um exame sistemático das relações entre preços de venda, volume de venda e de produção, custos, despesas e lucros.

A análise de custo-volume-lucro fornece ao administrador informações úteis para a tomada de decisões, pode, por exemplo ser usada para ajustar preços de venda, selecionar o mix de produtos para venda, escolher estratégias de marketing e analisar os efeitos dos custos fixos sobre o lucro.

Atualmente o administrador deve tomar decisões rápidas e precisas. Daí a importância crescente da análise de custo-volume-lucro nos dias de hoje.

Conceito de Margem de contribuição

É a relação entre o custo-volume-lucro. O conceito de margem de contribuição é especialmente útil para o planejamento empresarial, pois fornece informações sobre o potencial de lucro da empresa.

Representa o lucro variável. É a diferença entre o preço de venda unitário do produto ou serviço e os custos e despesas variáveis por unidade de produto ou serviço.

Significa que, em cada unidade vendida, a empresa lucrará determinado valor. Multiplicado pelo total vendido (produtos ou serviços), teremos a margem de contribuição total para a empresa.

  1. MODELO DE DECISÃO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO:

 Margem de contribuição é a margem bruta, obtida pela venda de um produto ou serviço, que excede seus custos variáveis unitários.

Em outras palavras: É o mesmo que o lucro variável unitário, ou seja, o preço de vendas de um produto ou serviço deduzido dos custos e despesas variáveis necessários para produzir e vender o produto.

Capturar

Índice Margem de Contribuição: Indica a porcentagem de cada unidade monetária de vendas disponível para cobrir os custos fixos e propiciar o lucro operacional

Capturar

Isso significa que, a cada unidade de Serviço A vendida, a empresa recebe um lucro unitário de $ 800,00. É a margem unitária que o Serviço A dá à empresa, para cobrir todos os custos e despesas fixas (custos de capacidade) e também propiciar a margem de lucratividade desejada.

O índice de margem de contribuição (IMC) mede o efeito sobre o lucro operacional originado pelo aumento ou diminuição das vendas.

Margem de Contribuição Unitária: É útil para analisar o potencial de um projeto. Considera a quantia disponível de cada unidade vendida para cobrir os custos fixos e gerar o lucro operacional

O modelo de decisão da margem de contribuição expressa em uma demonstração de resultados, em que necessariamente devem ser incorporados os dados quantitativos e os preços unitários.

Capturar

Se as vendas da empresa aumentar em 500 unidades, o lucro operacional aumentará automaticamente em R$ 400.000 (500 x 800,00)

Capturar

A margem de contribuição unitária pode fornecer informações úteis no gerenciamento das operações. A ilustração anterior mostra que a empresa pode gastar até R$ 400.000 em propaganda especial ou outras de produtos ou serviços para aumentar as vendas.

Um bom estudo

Prof. Alexandre Wander

 

Leia mais

Mais lidas

Últimos conteúdos

CAPACITAÇÃO DE EMPREENDEDORES
Capacitação prática e estratégias eficazes para empreendedores ambiciosos.
Saiba mais
CONSULTORIA
Recupere sua empresa e alcance estabilidade financeira com nossa consultoria especializada em reestruturação.
Saiba mais
AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
Conheça o potencial oculto da sua empresa com a nossa expertise em avaliação empresarial.
Saiba mais
REESTRUTURAÇÃO DE EMPRESAS
Transformamos desafios em oportunidades de crescimento. Conheça nossa consultoria especializada para uma nova era de sucesso empresarial.
Saiba mais