Orçamento Empresarial
O orçamento empresarial transforma o planejamento estratégico em metas que permeiam toda a organização, destacando-se como uma das principais ferramentas do Controller. Neste curso, apresentaremos as técnicas de como elaborar e monitorar o orçamento e transformá-lo num sistema primordial para sustentação do negócio e ferramenta para monitorar a empresa visando atingir suas metas estipuladas no planejamento estratégico. Conteúdo programático: Conceitos e importância do orçamento empresarial; Orçamento das vendas; Orçamento dos custos variáveis e fixos; Orçamento das despesas operacionais; Orçamento das despesas financeiras; Elaboração da demonstração do resultado com base no orçamento; Orçamento do contas a receber; Orçamento dos estoques; Orçamento do investimento de capital (ativo imobilizado); Orçamento dos impostos; Orçamento dos fornecedores; Orçamento da folha de pagamento; Orçamento de empréstimos e financiamentos; Orçamento do patrimônio líquido; Elaboração do balanço patrimonial orçamentário; Orçamento da demonstração do fluxo de caixa; Docentes responsáveis: Alexandre Wander de Oliveira Mestre em Controladoria pela PUC-SP, participou do Programa de Doutorado na USP-SP na disciplina de Avaliação de Empresas; pós-graduado em Análise Avançada das Demonstrações Financeiras pela FGV-SP.
Mercado Financeiro
Entender o funcionamento do mercado financeiro é fundamental para o executivo moderno, pois a empresa atua constantemente e diretamente neste mercado e saber entender conceitos da política econômica, intermediação financeira, mercados financeiro, mercado primário de ações, avaliação de ações, conceitos de risco e retorno e seleção de carteira de acordo a teoria de Markowitz, modelos de precificação de ativos e avaliação de riscos e derivativos é um requisito básico e fundamental para executivos de grandes corporações e bancários que atuam no segmento de carteira de ativos e investimentos. Conteúdo programático: Intermediação financeira; Conceitos e funções da moeda; Políticas econômicas: Monetária, fiscal e cambial; Sistema financeiro nacional; Mercados financeiros: Capitais e cambial Juros; Riscos da instituições financeiras; Produtos Financeiros; Mercado primário de ações; Mercado secundário de ações; Seleção de carteiras e teoria de Markowitz; Derivativos – mercados futuros. Docente responsável: João Luis Chela Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Federal de Campinas (2006). Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Graduação em Matemática Pura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999).
Introdução a Contabilidade
A contabilidade registra os eventos econômicos e financeiros de uma organização, registra como os seus administradores estão gerenciando uma empresa e, para isso, entender e interpretar os demonstrativos financeiros é básico para funcionários de diversas áreas de uma empresa. Neste curso, apresentaremos como entender a utilidade do Balanço Patrimonial, a demonstração do resultado do exercício (DRE) e a demonstração do fluxo de caixa indireto, com exemplos práticos e diretos de como os recursos transitam entre as contas contábeis e como estes demonstrativos são fundamentais e poderosos na análise do desempenho empresarial. Conteúdo programático: Estrutura do Balanço Patrimonial e sua função na gestão empresarial; O princípio do regime de competência do exercício; Significado dos grupos patrimoniais: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido; Estrutura da demonstração do resultado do exercício (DRE); Significado dos grupos da DRE: Receita, Custos, Despesas Operacionais, Despesas Financeira e Imposto Direto; Destinação do lucro (dividendos e reservas); Estrutura da demonstração do fluxo de caixa e sua utilidade na gestão empresarial (fluxo de caixa operacional; fluxo de caixa da empresa e fluxo de caixa do acionista); Estrutura da demonstração da mutação do patrimônio líquido (DMPL) e sua utilidade na gestão; Lançamentos contábeis e estruturação dos demonstrativos contábeis. Docentes responsáveis: Alexandre Wander de Oliveira. Mestre em Controladoria pela PUC-SP, participou do Programa de Doutorado na USP-SP na disciplina de Avaliação de Empresas; pós-graduado em Análise Avançada das Demonstrações Financeiras pela FGV-SP.
Governança Corporativa
Com o advento do fortalecimento do mercado de capitais, as empresas que negociam suas ações nas bolsas de valores necessitam enquadrar-se no modismo da Governança Corporativa. Neste curso, apresentaremos as concepções, tendências e práticas da Governança, enquadrando-se nesses pré-requisitos os administradores. Apresentaremos o desenvolvimento das corporações e o despertar da governança corporativa, seus objetivos, concepções e valores, a evolução da governança corporativa no Brasil, suas tendências e como os funcionários de uma empresa são cobrados ao novo modismo de gerenciamento, principalmente para as empresas que atuam ou estão se preparando para ingressar no mercado de capitais. Conteúdo programático: Formação, desenvolvimento e evolução do capitalismo; O gigantismo e o poder das corporações; O processo de dispersão de capital; O divórcio entre a propriedade e a gestão; Os grandes marcos da governança corporativa; A estrutura do poder, o processo e as práticas da governança corporativa; Os pilares da governança corporativa (lei sarbanes, princípios da OCDE e cadbury report); A responsabilidade dos gestores perante os fundamentos da governança corporativa; Docentes responsáveis: Alexandre Wander de Oliveira Mestre em Controladoria pela PUC-SP, participou do Programa de Doutorado na USP-SP na disciplina de Avaliação de Empresas; pós-graduado em Análise Avançada das Demonstrações Financeiras pela FGV-SP.
Gestão estratégica (Balanced score card)
Entender a gestão estratégica de uma empresa é fundamental para o administrador financeiro e transformá-lo em sinalizadores de gestão é essencial, pois permite uma comunicação efetiva e direta para premiar toda a organização. Esse processo facilita aos funcionários da empresa assimilar o caminho a ser seguido de acordo com as metas estratégicas definidas pela alta cúpula administrativa de uma empresa. Neste curso, a GeCompany apresentará a metodologia para elaboração de um plano estratégico, o estudo da metodologia do Balanced Scorecard (BSC) e suas perspectivas, a estrutura do programa de medição, a definição dos objetivos estratégicos, a seleção dos indicadores estratégicos, a elaboração do plano de implementação, a apresentação de ferramentas de estratégia empresarial para o sistema de gestão. Conteúdo programático: Planejamento estratégico; Seleção de indicadores; Gestão a vista; Docente responsável: Marco Aurélio Morch Mestre em Administração de Empresas, professor nos cursos de graduação e extensão da UNIVERSIDADE MACKENZIE em São Paulo.
Gestão de risco
Na prática, as decisões financeiras não são tomadas em ambiente de total certeza com relação a seus resultados. Em verdade, por estarem essas decisões fundamentalmente voltadas para o futuro, é imprescindível que se introduza a variável incerteza como um dos elementos mais significativos aspectos do estudo das finanças corporativas. Neste curso, a GeCompany apresentará os principais indicadores que medem as incertezas, pois as decisões financeiras são tomadas em um ambiente de incerteza com relação ao futuro, visando conhecer as hipóteses básicas de um mercado eficiente e os aspectos de imperfeição do mercado correlacionado aos fundamentos das medidas estatísticas em termos de risco, retorno, determinação do coeficiente de correlação e da distribuição dos ativos visando eliminar ou amenizar o risco não sistemático (da empresas e dos seus ativos). Conteúdo Programático: Evolução histórica dos riscos e o mercado financeiro; Risco de crédito e de mercado; As instituições financeiras e os principais riscos operacionais; Fundamentos matemático e técnicas para mensuração do risco operacional; Estimativa do risco operacional; Políticas de gestão de riscos; O modelo risco e retorno para riscos operacionais. Docente responsável: João Luiz Chela Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Federal de Campinas (2006). Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Graduação em Matemática Pura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999).
Gestão estratégica de custos
Gerenciar custos é fundamental para uma empresa e organização, pois permite o pleno conhecimento dos consumos dos recursos financeiros; facilitando a gestão da utilização das matérias primas, da produção e gastos gerais de fabricação, com a finalidade de obter a composição dos gastos ligados diretamente ao produto e os gastos complementares que dão suporte ao processo produtivo. Neste curso, a GeCompany apresentará as atuais técnicas de controle do processo produtivo tais como segregar aquilo que realmente é necessário ao processo produtivo e a sua gestão e capacitar o aluno a elaborar, analisar e interpretar os sistemas de custeio e a utilizar a contabilidade de custos como instrumento para fins gerenciais e produzir informações para subsidiar a administração nos processos de planejamento, controle e decisões. Conteúdo programático: Princípios contábeis aplicados a custos; Classificação e nomenclatura aplicada a custos (custeio por absorção e custeio variável); Esquema básico da contabilidade de custos (custos diretos e indiretos); Comportamento dos custos e volume de produção; Departamentabilização; Sistemas de rateio dos custos indiretos aos departamentos produtivos; Custeio baseado em atividades (ABC) e sua importância para a gestão empresarial; Alocação dos custos indiretos de produção e seus direcionadores de custos; Classificação e análise dos materiais diretos e mão de obra direta; Margem de contribuição e limitações da capacidade de produção; Fixação do preço de venda e decisão sobre compra ou produção interna; Relação custo/volume e lucro. Docente responsável: Alexandre Wander
Análise de projetos de investimentos
A análise da viabilidade econômica de projetos aborda os principais métodos de avaliação dos projetos de investimentos, permitindo traçar metas de resultados, projetando as expectativas e distribuição dos fluxos de caixa através do tempo, abordando as decisões de investimentos em condições de restrição de capital e fatores de risco. Neste curso a GeCompany apresentará as principais metodologias para avaliação, aprovação e acompanhamento dos projetos nas empresas, sendo fundamental para a gestão empresarial. Conteúdo Programático: Introdução a projetos de investimentos; Cálculo financeiro e suas aplicações; Estatísticas de risco relacionadas a projetos de investimentos; Dimensionamento do fluxo de caixa; Taxa mínima de atratividade de um projeto; Métodos de análise de investimentos; Período de payback e suas restrições; Taxa interna de retorno (IRR) e taxa interna de retorno modificada (MIRR); Valor Presente líquido (NPV); Dinâmica dos métodos de análise de investimentos; Decisões de investimentos em condições de risco. Quantidade mínima de alunos: 08 por turma Consulte também o curso modelo VIP (One-by-One) para atendimento individual a executivos e diretoria. Professor do curso: Alexandre Wander de Oliveira – atuou como controller em grandes empresas e complementou seu conhecimento acadêmico em escolas tais como: FGV-SP, PUC-SP e USP-SP. Atua como consultor junto a diretoria de empresas na implementação de técnicas de gestão empresarial. Ministra cursos VIP para executivos que desejam aprimorar seus conhecimentos profissionais. Professor nos cursos de Graduação (UNIP em finanças) e professor e coordenador nos cursos de Pós Graduação e MBA na FAAP.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E CONTROLES INTERNOS
Visando a perenidade e sustentabilidade das empresas é importante o compartilhamento das decisões chaves com o envolvimento do proprietário, diretoria e conselho da administração e a Gecompany atua de forma independente ao avaliar o rumo do negócio e auxiliar os proprietários e diretoria nas decisões relevantes. Principais atividades: Implementação do organograma de acordo os princípios da governança corporativa; Estrutura do poder nas organizações; Responsabilidade dos gestores perante o modelo da governança corporativa; Implementação da gestão de risco dos processos mediante o RPN (risk prioritary number) e estabelecimento do gerenciamento do risco operacional, financeiro mediante metas departamentais; Modelagem da gestão interna de acordo as orientações do COSO na gestão do ambiente de controle; fixação de objetivos. identificação dos eventos, gestão do risco empresarial, resposta ao risco. atividades de controle, informação e comunicação e monitoramento dos riscos operacionais e financeiros; Implementação e orientação aos conselheiros na gestão empresarial e treinamento comportamental no conhecimento das normas da governança e indicadores úteis a alta gestão da empresa.
MAPEAMENTO DE RISCO CORPORATIVO
Para garantia de um bom resultado no futuro é importante o mapeamento de todos os fatores de riscos que poderão influenciar na geração do resultado previamente definido através do planejamento estratégico e conhecer o risco empresarial é fundamental para que a empresa determine o seu gerenciamento. Soluções: A Gecompany auxilia as empresas em amenizar os riscos corporativos com técnicas na plena utilização do Sistema Operacional (ERP) – SAP, PROTEHUS, etc., visando o envolvimento integrado das atividades departamentais desde o operacional até o estratégico. Na implementação de técnicas que facilita a auditoria dos processos e na implementação dos indicadores da GESTÃO EMPRESARIAL. Principais Atividades: Avaliação dos controles internos; Matriz de risco; Estruturação do ambiente de controle interno; Compliance; Gerenciamento do risco financeiro; Prevenção a fraude; Elaboração das melhores práticas; Elaboração de políticas e manuais de procedimentos; Auditoria de sistemas e sites; Avaliação de processos; Planejamento de auditoria interna; Responsabilidade relacionadas a governança corporativa. Contato