CIELO surgiu em 1995 quando uma série de grandes bancos e a Visa Internacional se uniram para criar a Companhia Brasileira de Meio de Pagamentos que veio a se transformar na Cielo ao final de 2009. A proposta da companhia era centralizar a rede de relacionamento com afiliados em todo o Brasil reduzindo custos e otimizando a margem. Atualmente, a companhia opera as bandeiras Visa, Mastercard, American Express, Diners Club Internationa, JCB (Japan Credit Bureau), Elo e bandeiras de menor circulação. A empresa tem presença internacional e participação em diversas empresas que atuam na cadeia de processamento de pagamentos.
Nota: Neste trabalho estritamente acadêmico, procuramos a partir dos demonstrativos financeiros publicados pela empresa aos órgãos regulamentadores do mercado de capitais (CVM) em efetuar uma análise fundamentalista utilizando indicadores da gestão financeira e econômica; no sentido de testar a aplicabilidade dos indicadores de finanças amplamente difundidos por autores de renomes nacionais e mundiais na análise do desempenho empresarial; permitindo assim, julgamentos sobre o aspecto estritamente financeira e que agregado ao planejamento estratégico poderá contribuir para análise em diversos sentidos.
Também reconhecemos que o desempenho futuro é reflexo de uma sólida construção apresentada no desempenho histórico.
Estudo em elaboração.