Prova Contabilidade Gerencial – corrigida – Curso de Ciências Contábeis

0
894

1) A Anderson Company usa um sistema convencional de alocação de custos em duas fases. Na primeira fase, são designados todos os custos de apoio industriais aos departamentos de produção P1 e P2, baseados em horas máquinas. Na segunda fase, são usados horas de mão-de-obra direta para alocar os custos de apoio a cada produto.

A Anderson Company fabrica dois produtos, X e Y para as seguintes informações disponíveis:

Durante o ano de 2014 os custos de apoio industriais totalizaram $ 200.000. Foram 5.000 e 15.000 horas de máquinas nos departamentos de produção P1 e P2, respectivamente. Foram 5.000 e 10.000 horas de mão-de-obra direta nos departamentos de produção em P1 e P2, respectivamente.

A Anderson Company está considerando a implementação de um sistema de custeio baseado em atividades. Seu controller compilou as informações seguintes para análise do ABC

Pede-se:

a) Determine o custo unitário de cada produto, usando o sistema de contabilidade tradicional. (01 ponto)

Primeira fase: determinar a taxa de alocação: Temos um total de 20.000 horas máquinas, sendo conforme apresentado um total de 5.000 em P1 e 15.000 em P2; portanto o P1 receberá uma participação de 25% dos 200.000,00; e o P2 um total de 75% resultando numa alocação em P2 de R$ 150.000,00.

Segunda fase: As alocações serão usadas a mão de obra direta; tivemos em P1 um total de 5.000 horas e em P2 um total de 10.000 horas.

b) Determine o custo unitário de cada produto, caso o sistema ABC proposto seja adotado. (02 ponto)

2) A Kallapur Company fabrica dois produtos SK33 e SK77. Os custos de apoio industriais estão estimados em $ 2 milhões para este ano. A seguir, o custo unitário estimado e os dados de produção são:

Pede-se:

a) Estime o custo de produção unitário para cada produto, se são atribuídos os custos de apoio aos produtos com base no número de unidade produzidos. (01 ponto)

b) Como sua resposta mudaria se os custos de apoio fossem atribuídos aos produtos com base na mão-de-obra direta? (01 ponto):

Assuma a seguir, que os produtos de apoio industriais da empresa possam ser identificados nas quatros atividades.

c) Estime o custo de produção unitário de cada produto, se for usada a abordagem do custeio baseada em atividades (abc) (01 ponto)

d) Quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo de apropriação dos custos? (02 pontos):
O custeio por absorção:

  • Está de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos (legislação)
  • Reconhece a “importância” dos custos fixos de manufatura;
  • Encontra-se de acordo ao regime de competência, atendendo as empresas que produzem inventários para vendas posteriores;
  • Menos custoso de implementar uma vez que não requer a segregação dos custos de manufatura entre custos fixos e custos variáveis;
  • Gestão das taxas de “overheads” de acordo ao volume de produção

Para entendimento sobre o custeio por absorção visualize a vídeo aula no link abaixo:

http://www.gecompany.com.br/educacional/gestao-de-custos/gestao-estrategica-de-custos-custeio-por-absorcao-entre-outros/

O custeio ABC é importante para empresas em processos de reestruturação, pois condiciona os consumos de recursos as suas atividades através dos direcionadores de custos e que posteriormente são alocados aos produtos.

Os direcionadores de custos elegem as atividades que agregam valor ao produtos, pois possuem clareza na sua utilização do processo de custos.

As atividades que agregam valor por possuírem características com o produto devem ser potencializadas e as atividade que não agregam valor devem ser eliminadas.

Para entendimento sobre o custeio ABC visualize o link abaixo:

http://www.gecompany.com.br/educacional/noticias/aula-video-20-minutos-sobre-custeio-baseado-em-atividades-abc/

3). Descreva passo a passo o critério a ser utilizado para a formação do preço de vendas tendo como premissa as operações internas de uma empresa (02 pontos):

  1. Definição do modelo de custeamento do produto ou serviço
  2. Análise da margem bruta a ser praticada pela empresa, visando cobrir as despesas operacionais
  3. Análise dos impostos incidentes sobre a receita líquida
  4. Análise dos impostos incidentes sobre o lucro antes do imposto de renda e contribuição social.

Planilha em excel com a resolução dos cases:

Correção da prova B2

Uma boa prova

Prof. Alexandre Wander

O site do Jovem Universitário e do Empreendedor. Compartilhe com os teus amigos, tem conteúdo é gratuito.

 

Compartilhe nas Redes Sociais