Pesquisar

Negociar ou sofrer, eis a questão!

Visando construir Bases Sólidas para poder iniciar bem uma boa Negociação, o que mais importa é pré-saber: – Quem você é? | – Onde você está? | – Para onde você quer ir? | – O que você quer, de fato? (essas mesmas perguntas também se aplicam às pessoas-jurídicas).

Procurarei dar, no decorrer deste Artigo, alguns subsídios e estímulos para que você possa chegar a obter respostas pertinentes às suas questões abertas e a abrir…

REALMENTE É POSSÍVEL DEIXAR DE SOFRER SE EU NEGOCIAR TUDO, COM TODOS?

Sim, parar de sofrer é possível a quem usar técnicas especificamente dirigidas, técnicas SIMPLES, para obter sucesso nas suas Negociações e/ou na fidelização de seus públicos, seja eles: cônjuges, pais, filhos, sogras, parentes, vizinhos, liderados, ‘chefes’, fornecedores, terceirizadores de serviços, entidades de classe, financeiras e outros.

Saber negociar é o que todo e qualquer Ser Humano, profissional ou não, precisa saber para poder aplicar na sua vida pessoal e profissional, objetivando aumentar a eficácia e melhorar sua vida e a de quem interage com você.

Por exemplo, a título de ‘degustação’:

– Como você irá posicionar sua cadeira em uma situação de negociação?… Por quê?

  • Nunca frontalmente para não criar uma situação de “competição para ganhar” (queda de braço, jogo de xadrez ou dama, etc.).

– Com quais cores você deverá estar trajado?… Por quê?

  • Combinar duas cores contrastantes (branco e preto, azul claro e azul escuro) para criar uma “dualidade visual”, harmônica com o plano bi polarizado em que vivemos (Yin e Yang, bem e mal, bom e ruim, etc.).

Os estudiosos ou simples observadores atentos sabem que essas premissas se aplicam a todas as pessoas desta época, de acordo com suas características e com a ‘mentalidade social vigente’ (Mente Coletiva, segundo Carl Jung).

Negociação é um Tema fundamental e imperativo a todos aqueles que quiserem alcançar o que desejam, assim como àqueles que querem obter e manter para sempre o tão almejado e o tão decantado Estado de Felicidade.

As duas assertivas: “O que o homem mais BUSCA é a Felicidade” e “O que o homem mais QUER é o poder” são forças antagônicas, porque para obter e manter o poder ele cerca o ‘Feudo’ e o protege, negando assim a Felicidade a quem interage com ele. Então, como chegar a um estado de felicidade negando-o a quem conosco convive?

Impossível, segundo entendo, porque Poder e Felicidade tem quem pode ver se iluminar de prazer os rostos das pessoas, só porque ele chegou e só pelo o que ele É. Isso independe do que ele tem ou do que ele poderia lhes dar.

Estou levemente abordando temas que deverão ser úteis para o desenvolvimento de toda e qualquer função de liderança filosófica, em nível pessoal, profissional ou conjugal. Mas, futuramente, aprofundarei mais esses temas…

Quanto a uma Introdução mais aprofundada no Tema ‘Negociação’, posso afirmar que: querendo ou não, você é um Negociador; a Negociação é uma necessidade de vida; você negociou sua vida inteira!

As pessoas negociam até mesmo quando não sabem que estão negociando. Você, por exemplo, já negociou o uso de um brinquedo com seu irmão ou um castigo menor com sua mãe ou negociou com seu cônjuge sobre onde ir jantar ou negociou com seu filho sobre a hora de apagar as luzes ou o quanto ele deverá navegar na Web ou já negociou aumentos com seu empregador ou já tentou negociar uma trégua com um vizinho ou sogra…

A Negociação é um meio básico de conseguir o que se quer de outrem!

Negociar bem é conseguir ter ambos os lados satisfeitos. Num passado próximo, só se pensava em atender as próprias necessidades sem se preocupar com o outro lado envolvido na Negociação.  A mentalidade geral era “levar vantagem em TUDO” e não se ‘pré-ocupar’ em atender a outra parte… Ainda há quem manifesta essa conduta!

Lembre-se de que só há uma maneira de você ser duradouramente Feliz: “propiciar e manter a felicidade de todos os que estão à sua volta e de todos com quem você negocia”. Só para mantê-los fiéis e felizes ou só por Ser Humano?

Mantê-los fiéis é bom a curto, médio e longo prazo. Mantê-los sempre felizes também é muito bom, porque ser Feliz é ter com você / para você a felicidade de todos os seus pares, mas se sentir Humano é a garantia de sua felicidade!

LEMBRE-SE DE QUE NEGOCIAR OU SOFRER É LIVRE ARBÍTRIO TEU!

Também é de livre arbítrio teu “negociar com você mesmo”, deliberando bem, antes de decidir acionar qualquer coisa em sua vida. Negociar com o teu Eu Superior é Sinal de elevada Sabedoria, Prudência e Inteligência!

Um Mercadólogo reconhecido pelo MEC em 1991, especialista em Marketing e Vendas. Atual Consultor de Marketing e Endomarketing da Trade Call Service. Moracy das Dores publicou três livros: “Para sua vida melhorar, basta saber negociar”, “O Objetivista e a nova forma de ser e de estar no planeta Terra”, Líder incomum se forma com Filosofia!

Leia mais

Mais lidas

Últimos conteúdos