Organizamos a fim de alcançar metas e objetivos. É claro que esses objetivos devem ter uma orientação de marketing. Uma empresa existe com o propósito de atender às necessidades e aos desejos dos clientes. Desse modo, a estrutura da empresa deve encontrar sua principal direção no mercado. Uma linguagem simples, clara e objetiva facilita a assimilação deste direcionamento. Diga-me me que ramo você está ou deseja estar e eu lhe direi como estruturar o seu negócio. Esse é um princípio sólido para a organização. Ele está baseado no plano ou estratégia da organização e no conceito de que a estrutura deve acompanhar a estratégia. A estratégia decorre primeiramente do alcance do produto ou do mercado da empresa.
Embora o marketing esteja na linha de frente da organização e uma empresa, devemos nos certificar de que outras funções não sejam prejudicadas. O plano de mercado por si só, sem elementos de sustentação, possui pouco valor.
Nessa altura, não deve haver muita dúvida de que o planejamento é a primeira função da administração e de que é necessário organizá-lo. Se não tivermos um plano, não poderemos realmente estabelecer objetivos; se não tivermos um plano, não tivermos objetivos, não teremos motivo para nos organizar. Em outras palavras, se não soubermos para onde estamos indo, não saberemos como nos organizar para chegar lá. Planejar e organizar são responsabilidades integradas dos gerentes. Considerando que uma organização normalmente possui um plano de crescimento, deve-se admitir que a estrutura precisa ser desenvolvida no longo prazo e está sujeita a mudanças. Algumas vezes não se reconhece o impacto da mudança; no entanto, ela é uma das razoes pelas quais o planejamento e a organização se encontram tão intimamente relacionados, sendo uma parte integrante do outro. A atividades de planejar ajuda a avaliar rapidamente o impacto da mudança quando ocorrem crises. A atividade de organizar de acordo com seu plano ou estratégia e fazer uso da organização formal (isto é, estrutura organizacional oficial, que consiste em responsabilidade, autoridade e responsabilidade final), bem como da organização informal, que consiste em relacionamentos informais derivados principalmente da política, do poder e do status, também nos ajuda a gerenciar eficazmente a transformação.
Lembre-se: Organizamos para um único propósito – alcançar nossos objetivos e metas. Esses objetivos devem derivar do mercado, isto é, satisfazer a necessidade ou o desejo do cliente. Um conceito sólido para a organização é o de que a estrutura acompanhar a estratégia. A função principal da administração que apoia a atividade de organiza é o planejamento.
Fonte:
Patrick J. Montana e Bruce H. Charnov
Série Essencial – Administração – EDITORA SARAIVA