Começo essa Artigo com a pergunta: – Que tal mudar para ter tempo de ser “80% inspiração e 20% transpiração”?
Proponho isso, embasado nesse pressuposto da Metodologia Coaching: um bom Líder precisa interagir com os seus liderados, individual e coletivamente, tendo como principal foco inspirá-los através das Virtudes que cada um tem.
PELAS VIRTUDES QUE CADA UM TEM?
Sim, como Coaching é uma metodologia usada para capacitar pessoas de uma forma mais humanizada, porque utiliza os dois hemisférios cerebrais (razão e emoção), um Bom Começo é emocionar pelas Virtudes reconhecidas no meio.
Um “Conceito Virtuoso” deve ser aplicado como um “Facilitador de Comunicação”, pessoa-a-pessoa, até que o Grupo inteiro perceba o fato de que o Líder se interessa por todos. Essa é uma forma sutil de ensinar e mobilizar pessoas.
CONCEITO VIRTUOSO?
Segundo os filósofos, o conceito de Virtude é muito relevante para todos que desejem manifestar, no cotidiano, uma convivência reta e íntegra. Ser virtuoso significa estar presente, ter boa conduta e ser um exemplo a ser seguido.
O Coaching integra conceitos humanos e éticos que ajudam a liderar e desenvolver pessoas para atingir um objetivo. Não é fácil, mas é um grande desafio praticar todas essas Virtudes em cada oportunidade, o tempo todo.
Creio que a grande Virtude de um Líder seja capacitar-SE para emocionar, antes de tentar replicar conhecimentos que certamente não serão absorvidos. Virtuosos capacitam pessoas, ao invés de criticar e/ou cobrar resultados.
Afinal, o que é ser um Coach ou ser um Leader Coach?
Ser Coach é: ser empolgante, ser vibrante, ser inesquecível… Ou seja, é simplesmente “Ser Humano”!
Ser um Leader Coach é: ter uma visão do Coaching aplicada à liderança… Ou seja, é ser um “Líder do Bem”!
Comum pensar que ser um Coach é ter essa profissão ou ter um cargo na área de Coaching de uma empresa. Incomum é entender que fazer Coaching é motivar e instruir / instruir e motivar em tudo, ao mesmo tempo.
CHEFE OU LÍDER? | LÍDER OU LEADER COACH?
Chefes só têm foco nos “resultados imediatos”. Líderes procuram ter um estilo de liderança objetivado em replicar experiências de sucesso ou cumprir ordens. Raramente inspiram os liderados pelas Virtudes que exteriorizam.
Líder normalmente não cria, executa. Leader Coach extrai e destaca na Equipe a melhor Virtude de cada um; cria estratégias para administrar as táticas que deram certo e as aplica para desenvolver o potencial existente na Equipe.
AUTORIDADE X LIDERANÇA
Nem sempre, na prática, o poder é do “chefe local”. O poder pode estar nas mãos de alguém que exerce liderança perante os colegas, tanto pelo conhecimento demonstrado, quanto pela influência que tem sobre os demais.
Podemos constatar, numa simples reunião e até na execução um projeto, que a liderança real é exercida por quem de fato é a “autoridade naturalmente reconhecida pelo meio”, independentemente dos cargos presentes no evento. Cuidado, portanto, para não se sobrepor à cadeia de liderança e cuidado para não deixar que ninguém se sobreponha ao cargo que você ocupa. Há uma grande diferença entre ser líder e estar líder, entre ser homem e estar Humano…
Como exigir das pessoas aquilo que você mesmo não faz?
O “estar líder” pressupõe ausência de entendimento da função que deve ser desempenhada. Essa falha induz a geração de “cobranças hipócritas” (hipócrita é aquele que manda fazer o que ele mesmo não faz) e impede que a função seja exercida naturalmente por pessoas que deveriam influenciar e interagir pela “Ação constante”.
O medo de errar aborta a coragem de acionar e enfrentar cada situação com escolhas mais assertivas. Um Leader Coach deve ser corajoso a ponto de reconhecer os medos que têm e deve fazer da humildade uma “Rotina de Gestão”. Os fracassos e erros acontecem mesmo, aí cabe a você desculpar-se e corrigir as situações que criou.
Ouvir a Equipe (não apenas escutar) prestigia e contribui muito para o sucesso, porque faz com que se sintam ‘Pai’ ou ‘Mãe’ do que deverá ser feito. Isso deverá aumentar o grau de interação e o grau de comprometimento.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE OUVIR E ESCUTAR?
A Filosofia difere do dicionário, nela ouvir significa ter espaço para receber e absorver o que escutou; escutar significa receber o som e atribuir a ele um significado. Deixo à tua Reflexão: “Entrar por um ouvido e não sair pelo outro!”.
Moracy das Dores é um Mercadólogo reconhecido pelo MEC, especialista em Marketing, Comunicação e Vendas. Atual Consultor de Marketing e Endomarketing da Trade Call Service. Escreveu e publicou dois livros: “Para sua vida melhorar, basta saber negociar” e “O Objetivista e a nova forma de ser e de estar no planeta Terra”.